Mapa Histórico dos Grupos Armados do Rio de Janeiro

Descrição:
O controle territorial é uma das características históricas e distintivas da dinâmica dos grupos armados no Rio de Janeiro e variável incontornável não só para a área de segurança pública, mas também importante para outras políticas públicas urbanas, desde transporte e habitação à educação e cultura. Partindo da importância de políticas públicas orientadas por diagnósticos precisos e baseados em dados e evidências científicas, o Fogo Cruzado, o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI/UFF), o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e o Pista News se reuniram no projeto ?Mapa dos grupos armados do Rio de Janeiro? para uma experiência piloto de elaboração cartográfica para o ano de 2019. Este projeto propõe consolidar esta experiência em uma plataforma que integre a série histórica anual do mapa (desde 2005) e sua atualização (a partir de 2020). O público alvo do projeto são pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, operadores do sistema de justiça criminal, profissionais da segurança pública, jornalistas e a opinião pública em geral. Também é objetivo estabelecer, na mesma plataforma, a possibilidade de cruzamento da cartografia dos grupos armados com informações sobre operações policiais, tiroteios e ocorrências criminais que os parceiros internos e externos do projeto já produzem regularmente. Em uma página da internet a plataforma deixará disponíveis esses dados oferecendo a possibilidade interativa de criar mapas, gráficos e tabelas. O produto pretende ser um centro de disponibilização de informações e uma referência para que se possam realizar análises, diagnósticos e avaliações voltadas para as políticas públicas, integrando diversos tipos de dados públicos e aumentando a capacidade de monitoramento, transparência e decisões de diversos profissionais interessados na área de segurança pública.

Financiamento:
Fundação Heinrich Böll Brazil e Open Society Foundations