Notícias

Iniciativa Educação para a Justiça (E4J)
Série de Módulos Universitários sobre Crime Organizado e Armas de Fogo:
Oficina para professores universitários – Brasil
22 e 23 de Fevereiro, 2021

https://www.unodc.org/e4j/pt/tertiary/firearms.html

Resumo:
Série de Módulos Universitários sobre Crime Organizado e Armas de Fogo da Iniciativa Educação para a Justiça (E4J): Oficina para professores universitários – Brasil. A atividade proposta consistiu num workshop para 20 professores universitários realizado de forma remota na Universidade Federal Fluminense em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Os participantes convidados são acadêmicos das principais universidades brasileiras, além dos participantes convidados de países vizinhos, em parceria com a Rede de Antropologia do Legal e Ilegal (REALI).

Live de lançamento do Mapa dos Grupos Armados abre o Seminário da Rede Fluminense de Pesquisas sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos
19 de outubro de 2020

Sobre:
Na primeira mesa do Seminário da Rede Fluminense de Pesquisas sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos foi apresentado e debatido o Mapa dos Grupos Armados no Rio de Janeiro. Fruto de convênio entre o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), o datalab Fogo Cruzado; o Núcleo de Estudos da Violência da USP; a plataforma digital Pista News e o Disque-Denúncia, o Mapa dos Grupos Armados do Rio de Janeiro foi coordenado pelos pesquisadores Daniel Hirata, Maria Isabel Couto, Renan Silva, Erik Gomes Nieto e Walkir Alexandre Toscano de Brito, que participaram da mesa coordenada por Débora Diniz. O mapa foi comentado por Michel Misse, Ana Paula Miranda, Jacqueline Muniz, Paulo Bía, Silvia Ramos e Cláudio Ferraz.

Link:
https://www.youtube.com/watch?v=CKWolRMhTrQ

Demais mesas do evento:
26/10 – Milícias, grupos armados e disputas territoriais no Rio de Janeiro
https://www.youtube.com/watch?v=cy5RHX2EaDU

30/10 – O Fenômeno das milícias no Rio e em outros estados brasileiros
https://www.youtube.com/watch?v=q1I75TQtuMI

Pesquisadores, militantes e moradores de favelas e periferias debatem os impactos da ADPF 635 – a ADPF das Favelas
27 de julho de 2020

Sobre:
A live contou com a participação de Aline Maia (Observatório de Favelas), Gisele Florentino (Iniciativa de Direito à Memória e Justiça Racial), Jaqueline Muniz (UFF), Lênin Pires (UFF), Silvia Ramos (CESEC), Luiz Eduardo Soares (UERJ), Carolina Grillo (GENI/ UFF) e Camila Barros (Redes da Maré), sob a mediação de Shyrlei Rosendo (Redes da Maré).

Link:
https://www.youtube.com/watch?v=ztkgqFaA1Zw

PESQUISAS

PUBLICAÇÕES

DADOS

NOTÍCIAS